Rita Quintela

Rita Quintela

Médica Medicina Tradicional Chinesa

Contactos

Sobre

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto em 2012, a Rita partiu em missão para Angola como voluntária da ONGD Leigos para o Desenvolvimento entre os anos de 2012 e 2014. Esta experiência foi transformadora e permitiu-lhe expandir os horizontes em direção a novas possibilidades, e cultivar um olhar atento e cuidadoso em relação ao outro.

Após retornar de Angola, iniciou a sua vida profissional como enfermeira no Centro Hospitalar do Porto, na unidade de traumatismo cranioencefálico.

Tendo reconhecido algumas limitações nas aproximações da medicina Ocidental e movida pela necessidade de olhar para o corpo como um todo, recorreu à Medicina Tradicional Chinesa como uma forma de explorar a fundo as causas de cada patologia. Procurando novas soluções de tratamento para além das medicamentosas, realizou uma formação profissional com duração de quatro anos no Instituto Português de Naturopatia. Portadora de cédula profissional como Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, a Rita integra na sua prática terapias como a acupuntura, eletroacupuntura, auriculoterapia, massagem tui-na e shiatsu, moxabustão, reflexologia e fitoterapia.

Acredita que a saúde é um reflexo de um equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo este alcançado através de um estilo de vida permeado por alguns fatores, como a alimentação nutritiva, exercício físico regular, sono reparador e contacto consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

Através destas perspetivas, a Rita sente que a sua missão é ajudar as pessoas a encontrarem este equilíbrio, mesmo com todos os desafios que a vida possa apresentar.