A osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, não convencional, que aborda o indivíduo de uma forma global, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas que este apresenta. É baseada no princípio de que o bem-estar depende do bom funcionamento de todos os sistemas, assentando em quatro pilares:

  1. Lei da artéria: no corpo saudável, o sangue transporta todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos tecidos;
  2. A unidade do corpo: o corpo humano tem a capacidade de se autorregular encontrando a harmonia entre todos os seus sistemas;
  3. A autocura: no caminho da autorregulação, o corpo humano tem a capacidade de se curar sendo, para isso, necessário eliminar os obstáculos que levam à doença;
  4. A estrutura determina a função: toda e qualquer estrutura do corpo tem a sua própria função. Dessa forma, quando qualquer estrutura sofre algum tipo de desordem, a sua função será afetada levando à patologia.

Portanto, identificam-se possíveis restrições de movimento e da função relacionadas com os sintomas do utente, com a finalidade de eliminar a dor, restabelecer o movimento, a função e a restabelecer vascularização.

A osteopatia melhora a funcionalidade do utente, potenciando a recuperação e harmonia do organismo. Também pode ser vista como uma área de intervenção profilática, atuando na prevenção do aparecimento de sintomatologia dolorosa tendo em conta alguma disfunção que possa existir.

É adequada a qualquer faixa etária, sempre mediante uma avaliação clínica, efetuada pelo profissional, para a escolha das técnicas mais adequadas a cada situação.

Responsável Clínico​

Fisioterapia | Osteopatia | RPG

Agende uma consulta com os nossos profissionais

Fisioterapia | Osteopatia | RPG

    Nome

    Telefone

    Email

    Especialidade

    Mensagem